Verdadeira Prosperidade

2-Tema:Alcançando a verdadeira prosperidade

Atos 16.10-15.

 

Introdução: Paulo tinha certeza do seu chamado, era um vaso escolhido por Deus e onde passava fazia algo muito importante cumpria o seu chamado: pregar as escrituras, Jesus Cristo a importância do seu padecimento, seu sofrimento, e o resultado da sua ressurreição. Após perseguição em Tessalonica, Ao cair da noite os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia: Povoação situada a uns 80 km a oeste de Tessalônica. E algo nos chama a atenção neste texto, que ao ir a sinagoga local, chegam a conclusão  de que os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, por que receberam a palavra com interesse, dedicavam ao estudo diario das escrituras, tendo o propósito de avaliar se tudo correspondia a verdade, e após isso vemos que muitos judeus creram mulheres da alta sociedade, e não poucos homens gregos. Mas os judeus de Tessalonica se levantam para agitar o povo. Silas e Timóteo permanecem em Beréia e Paulo continua sua caminhada. Aprendamos com os bereanos a seguinte lições para alcançarmos a verdadeira prosperidade:

1.Precisamos ser sábios como os bereanos.

Pv. 1.5 “Ouça o sabio e cresça a prudência; e o instruido adquira habilidade. – Se dermos ouvidos a palavra de Deus vamos:

1.1. Aumentar nosso conhecimento e experiência com Deus. O verdadeiro sabio ouve e cresce.

1.2. Aumentar nosso discernimento.

1.3. Vamos obter orientação, adquirir habilidades para vencer as situações que se levantam em nossas.

1.4. Pois é a palavra que da vida, que transforma que sustenta que gera filhos para o pai. Harnack definiu o cristianismo como “algo muito simples e muito sublime: viver no tempo e na eternidade sob o olhar de Deus, e com a ajuda dele”.

1.5 “Todo declínio espiritual começa com a negligência da oração e leitura da palavra. Nenhum coração pode desenvolver-se bem sem muita comunhão íntima com Deus; não existe nada que possa compensar a falta dela”.

 

2.Buscando   a palavra de Deus com interesse.

2.1 Mateus 13.23 “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e compreende;este frutifica e produz cem, a sessenta e trinta por um.” – Aquele que tem interesse, e entende a palavra vai dar muito fruto.

2.2 Provérbios 8.10-“Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que ouro escolhido” Devemos preferir, ter interesse a instrução de Deus mais do que qualquer bem valioso deste mundo.

2.3 Tiago 1.21 – “Portanto despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade, acolhei, com mansidão a palavra em vós implantadas, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”Quando nos interessamos pela palavra de Deus em nós implantada, nos livraremos da impureza moral, da maldade, mas isso quando nos rendemos a ela  humildemente.

3. Estudando, examinando diariamente a palavra de Deus.

Ilustração: O filho se aproxima do Pai trazendo uma biblia na mão e lhe diz: Pai este livro é de Deus? O pai responde: Este é o livro de Deus, o filho diz novamente: Por que a gente não devolve pra ele? Nós não usamos mesmo:

3.1  Salmo 1 2-3- Antes o seu prazer esta na lei do Senhor, na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como arvore  plantada junto a corrente de aguas, que, no devido tempo, dá o seu fruto,e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz sera bem sucedido. A satisfação do cristão verdadeiro esta na lei do Senhor, e nela medita em todo o tempo de sua vida, buscando orientação, são como arvores, que resistem a o chicotear do vento, floresce e abençoa com seu frutos e sombra, assim são os cristãos verdadeiros.

3.2 Tiago 1.22 Tornai-vos praticantes da plavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.   

3.3 joão 5.39 – quando medito nas escrituras elas testemunham da vida eterna, jesus é a vida eterna, ela diz como alcançar a vida eterna.

3.4 Fazemos concessões ao pecado em vez de fazermos oposição a ele, obedecendo a palavra.

4.Pois somente através de sua palavra o homem podera  crer, e se converter, e se tornar um cidadão do céu, viver os milagres e providencias de Deus.

 

3.1 A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. E fé essa que me faz mudar minha atitudes

3.2 2 Timóteo  3. 15-17 –  Conforme a tradição judaica os meninos começavam a ser instruidos formalmente do A. Testamento quando chegavam aos cinco anos. Timóteo começou a ser ensinado pela avó Lóide e sua mãe Eunice, provavelmente bem antes de completar essa idade.

 

5. Sempre houve e havera oposição do inimigo para que a palavra de Deus seja pregada, semeada em nossos corações, alcançando assim o propósito de Deus.

 

4.1 1 Reis 21.25- Muitas vezes o inimigo sibolizado neste texto por Jezabel, tenta nos seduzir , nos pressionar, a não buscar e obedecer a palavra a vontade de Deus, fazendo aquilo que o Senhor reprova.

4.2 A Biblia é odiada, porque os homens estão se tornando cada vez mais impacientes a todo tipo de Autoridade Externa.

4.3 A biblia critica o homem  nos mostrando que as suas obras são más (João 7.7) discernindo os corações.

Conclusão: Uma garota francesa que era cega, ganhou de presente um exemplar do evangelho de Marcos em Baille, sistema tipografico que utiliza caracteres em alto relevo, permitindo a leitura com a ponta dos dedos. Com o passar do tempo, surgiram alguns calos nos dedos da menina, e ela acabou por perder completamente a sensibilidade. A leitura portanto, daquela forma se tornou impossivel. Chorando elea se despediu do livro que tanto amava.Beijou- o ternamente como se despdisse mesmo de uma pessoa. Para sua surpresa, percebeu que seus labios conseguiam distinguir as letras. Sua lama se iluminou de uma nova alegria. Sem duvida, podia ler com o toque dos labios. E, assim voltou a ler o livro de Deus, com os labio. Temos bons olhos, temos luz elétrica suficiente para tornar possivel a leitura a noite como se fosse dia claro, temos bibliaa em fita cassete, em video, em desenhos animados... nossa geração deveria ser conhecida como a que mais leu, ouviu e divulgou a Bilbia em toda história do mundo. E por que não somos?